PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE APARELHOS VRF E MULTI SPLIT
Para climatizar ambientes grandes e com circulação de pessoas, a melhor solução pode ser um aparelho Multi Split ou um sistema VRF. Mas qual é a solução ideal em relação as suas necessidades?
Neste post, vamos desenvolver o tema, explicando quais as funcionalidades dos dois sistemas, além de mostrar como eles funcionam e as principais diferenças entre eles.
Conhecendo melhor o sistema Multi Split e o sistema VRF
O sistema Multi Split é aquele em que você tem vários aparelhos split — evaporadoras — em ambientes diferentes no seu espaço, mas que estão interligados a uma única condensadora (a parte externa). Ou seja, você tem uma máquina potente que transforma o ar quente em ar frio e devolve para cada uma das evaporadoras gelarem os locais em que estão instaladas.
Já o sistema VRF ou VRV (sigla em inglês para Fluxo de Refrigerante Variável) é um maior, que pode ser usado para a climatização de prédios inteiros. Nele, uma unidade condensadora externa também se liga a diversas evaporadoras, mas a diferença aqui é que há uma válvula de expansão para cada evaporadora e placas eletrônicas mais elaboradas.
Isso vai permitir o controle de temperatura de cada ambiente de forma prática, silenciosa e com um único compressor. Esse sistema é bastante usado em casas de grande porte, edifícios, hospitais e hotéis.
Como os dois se assemelham e se diferenciam?
A principal vantagem do sistema VRF é o fato de ser possível contar com até 64 unidades de evaporadora e só uma de condensadora, a parte externa. O sistema é bastante versátil, permite inclusive, que as unidades internas sejam de qualquer tipo: split, inverter, piso teto, duto ou cassete. Possibilitando assim o controle independente dos ambientes.
Já o Multi Split elimina elementos visuais do lado de fora do imóvel (várias condensadoras), bem como economiza espaço e custos de instalação. Ele, por sua vez, comporta até oito evaporadoras ligadas a uma única condensadora.
Esse aparelho é recomendado para uso doméstico ou em comércio pequeno e acolhe evaporadoras de diferentes capacidades de BTUs, desde que a soma das unidades internas não ultrapasse a capacidade total da condensadora.
Ele também permite diferentes modelos de evaporadora, é mais barato que o VRF e tem instalação diferenciada.
Entre as desvantagens do Multi Split estão a capacidade restrita ao valor suportado pela condensadora e a sua limitação para atender grandes espaços ou múltiplos andares de um imóvel. Apesar de ele permitir até oito evaporadoras, o mais habitual são cinco unidades.
Dessa forma, entendemos que tanto o ar-condicionado Multi Split quanto o sistema VRF são ótimas opções para quem precisa refrigerar grandes espaços. A diferença estará no tamanho do ambiente e na finalidade dele. Se você precisar refrigerar um prédio ou um andar inteiro, o VRF será a melhor solução. Mas, se a necessidade é de um pequeno comércio ou uma casa inteira, a opção adequada é o Multi Split.
Comments