DRENO DO AR-CONDICIONADO
O dreno desempenha um papel muito importante, por eliminar a água produzida no processo de condensação. Então, além de uma instalação adequada, é necessário dar a devida atenção ao tipo de dreno de ar-condicionado, pois os modelos podem variar.
Confira no artigo a seguir como essa peça funciona e quais os cuidados necessários para fazê-la durar mais. Veja também algumas dicas do dia a dia para conservar o seu dreno de ar-condicionado. Boa leitura!
O que é o dreno de ar-condicionado?
Para gelar um ambiente, deixando-o fresco e confortável, o ar-condicionado retira umidade do ar. A água passa por um processo de condensação — do estado de vapor para líquido — e precisa ir para algum lugar. Daí surge a importância do sistema de drenagem.
Geralmente posicionado na parte inferior do ar-condicionado, o dreno libera a água para o ambiente externo do cômodo. Além disso, esse fluxo também pode ser direcionado por meio de uma mangueira ligada à peça.
O sistema é simples, mas se o dreno de ar-condicionado não for bem instalado e funcionar corretamente, podem surgir diversos problemas como:
- Goteiras no cômodo do ar-condicionado;
- mau cheiro;
- Comprometimento no funcionamento do aparelho;
- Maior gasto de energia;
- Elétricos.
Quais os cuidados necessários com o dreno?
Viu como o dreno de ar-condicionado é importante? Com ele, você não só garante a eliminação da água, mas também a vida útil do aparelho. Para isso, siga os cuidados listados a seguir.
Manutenção
Assim como o ar-condicionado, o dreno também exige verificação de tempos em tempos. É importante promover a manutenção para averiguar se o sistema funciona corretamente e se o dreno está nivelado, sem obstrução. Além disso, substitua essa e outras peças conforme necessidade e desgaste com o tempo.
Modelo
Existem diversos modelos de ar-condicionado. Para cada um, o sistema de drenagem também é adaptado conforme a demanda. Portanto, é importante conhecer o seu para entender quais cuidados tomar.
Janela
No modelo janela, o dreno é um orifício que expele a água para a parte externa. Nesse caso, utiliza-se bandejas ou canos para direcionar o fluxo a um local apropriado no ambiente externo.
Nesse modelo, há a opção chamada de dreno seco. Ele recolhe a água em uma bandeja e a evapora por condensação: a vantagem consiste em evitar que a água pingue na parte de fora, porém o equipamento pode produzir um grande ruído no processo.
Split hi-wall ou piso teto
Nesses dois modelos de ar, a instalação do dreno acontece por meio de dutos. Como o objetivo é usar a gravidade para escoar a água, o ponto principal do sistema é saber como e onde o dreno será colocado.
Ele não deve ficar obstruído em sua saída nem apresentar a inclinação errada, pois isso pode gerar vazamento no cômodo do ar-condicionado.
Como conservar o dreno no dia a dia?
No dia a dia, vale a pena seguir certas práticas para impedir problemas com o dreno de ar-condicionado e garantir a vida útil dele por um longo tempo. Portanto:
- Para evitar mau cheiro, não direcione o duto do dreno para saídas de esgoto;
- Lembre-se de que ar-condicionado pingando é sinal de necessidade de manutenção;
- Promova a limpeza constante do ar-condicionado;
- Se houver necessidade de sifão no tubo de drenagem, não o posicione logo na saída do duto, para que a água não corra o risco de retornar;
- Faça a instalação com ajuda profissional e use peças recomendadas pelo fabricante.
Acessível e com diferentes modelos, é fácil encontrar um aparelho de ar-condicionado adequado às suas necessidades. Contudo, limpeza e manutenção profissional, especialmente no dreno de ar-condicionado, figuram como aspectos essenciais.
Dessa forma, você evita diversos incômodos no ambiente e ainda garante a vida útil do aparelho, além de sua qualidade de vida.