top of page

DICAS PARA EVITAR MOFO E UMIDADE NOS AMBIENTES




A prevenção contra o mofo e a umidade se torna prioridade na busca por um ambiente doméstico saudável e agradável.  A umidade excessiva causa o mofo, que afeta a estética e a integridade da casa, além de trazer impactos negativos à saúde. Com algumas medidas preventivas e cuidados de limpeza, é possível controlar o mofo.

 

A seguir, saiba mais sobre a gravidade desse problema e confira algumas dicas de como evitar mofo e umidade em casa, garantindo um lar confortável e protegido.

 

O que é mofo?

Mofo é um termo utilizado para descrever o crescimento de fungos em superfícies, especialmente em lugares úmidos, escuros e pouco ventilados. Os fungos que causam o mofo são micro-organismos que se desenvolvem em lugares com excesso de umidade.

 

O mofo é reconhecido pela sua aparência de manchas verdes, pretas ou cinzas, e pelo odor característico. A prevenção do mofo envolve a manutenção de ambientes secos e bem ventilados, com a eliminação de fontes de umidade e a limpeza regular de superfícies suscetíveis ao crescimento de fungos, removendo o mofo assim que ele for detectado.

 

Mofo e umidade em excesso: riscos à saúde

Com alta capacidade de reprodução, o mofo pode surgir em diversos espaços e objetos da casa, até mesmo na parte de dentro das paredes e tetos, ainda mais quando estão próximos de tubulações com vazamentos de água ou localizados em cidades muito úmidas.

 

Depois que o mofo aparece, não é viável acabar completamente com ele. A estratégia mais eficaz é controlar a umidade antes que o mofo se torne uma maior complicação.

 

Além dos desafios da precaução, do mau cheiro e do aspecto desagradável, o mofo também pode desenvolver alérgenos com o potencial de afetar a saúde de quem frequenta o local, causando doenças respiratórias e inflamações de pele em pessoas alérgicas.

 

Dicas para se prevenir da umidade e do mofo

Em grande quantidade, a umidade pode causar danos estruturais nas casas e promover o crescimento de fungos prejudiciais ao organismo. Para minimizar o transtorno, confira 5 dicas sobre como tirar umidade do ambiente e prevenir mofo e manter os locais protegidos.

 

Descubra as fontes dos problemas

Identifique os pontos sensíveis à umidade em sua residência. Realize uma avaliação minuciosa, identificando as regiões mais ou menos preocupantes.

 

Dê atenção a manchas de mofo nas paredes ou teto e verifique as partes afetadas por infiltrações constantes. Independente da situação, você precisa tratar do problema imediatamente para deter o aparecimento de novos focos e reduzir os que já existem.

 

Embora isso possa gerar gastos, o mofo tende a aumentar ao longo do tempo, então, depois, o prejuízo será ainda maior.

 

Geralmente, é possível identificar borrões escuros nos cantos e nas extremidades dos ambientes internos. Na área externa, a umidade costuma se manifestar com o crescimento de musgos, pequenas plantas que crescem acopladas e absorvem a água. 

 

Deixe a casa sempre seca

O crescimento do mofo não ocorre sem a presença de umidade. Por isso, crie uma frequência para secar as zonas mais úmidas da sua residência.

 

É fundamental estar sempre vigilante, deixando tudo seco para eliminar acúmulos de água durante o dia a dia.

 

Veja algumas orientações para diminuir a umidade:

 

  • seque o chão e as paredes do banheiro após o banho, principalmente, em casos de banho quente, abra a porta assim que puder para liberar todo o vapor;

  •   estique a toalha usada em um local com boa circulação de ar, não a deixe embrulhada em cima da cama, do sofá, ou molhada dentro banheiro;

  •   não deixe peças de roupa molhadas na máquina de lavar ou no tanque, pois o mofo pode se proliferar com rapidez e manchar as vestimentas;

  •   não guarde roupas úmidas ou qualquer outro objeto que não esteja completamente seco em armários, use sachês de café, arroz, ou bicarbonato nas gavetas e prateleiras dos guarda-roupas para auxiliar na absorção da umidade;

  •   estenda as roupas e tapetes lavados ao ar livre ou em locais bem ventilados.


Use materiais resistentes a mofo e umidade

Na rotina diária, em reformas, ou em construções, priorize o uso de materiais anti mofo. As tintas com propriedade de resistir à umidade, por exemplo, demonstram uma eficácia notável, sendo ainda mais indicadas para espaços úmidos, como banheiros e cozinhas.

 

Os demais itens incluem produtos de limpeza feitos para combater o mofo, uma estratégia que contribui para ambientes livres de incômodos relacionados.


Invista em ventilação

Você também consegue manter a umidade sob controle por meio de uma ventilação adequada. Certifique-se de que a água não se concentre nos cômodos, deixe as portas e janelas abertas, principalmente se você morar em uma região de clima úmido.

 

A ventilação pode ser a chave para combater a umidade, com a entrada de ar fresco pelas janelas ou a partir da instalação de aparelhos de ventilação para aumentar o fluxo de ar, reduzir a umidade e controlar o desenvolvimento de mofo.

 

O ar-condicionado é um ótimo aliado para o tratamento dessa questão. Ele é capaz de extrair a umidade do ar, está equipado com filtros que combatem o mofo e possui a função de desumidificação.

 

Vale ressaltar que, com os hábitos corretos de limpeza, manutenção e troca regular dos filtros, o ar-condicionado ligado ajuda a controlar o mofo e umidade.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page