CONHEÇA OS COMPONENTES BÁSICOS DO APARELHO DE AR-CONDICIONADO
Conhecer seu aparelho de ar-condicionado pode ajudar a identificar possíveis falhas, assim como, limpá-lo adequadamente e ainda a hora de pedir ajuda técnica diante de alguma mudança no funcionamento.
Ar-condicionado: componentes básicos
Criado em 1902 por Willis Carrier, o ar-condicionado ainda possui a mesma base para os aparelhos modernos atuais: compressor, condensadora, dispositivo de expansão e evaporadora.
Atualmente, o que muda é o local onde esses dispositivos estão, mas a funcionalidade, a importância e a lógica de sistema de refrigeração via fluido refrigerante continuam as mesmas. Veja como esse ciclo se dá:
Compressor
É uma espécie de “coração” do aparelho de ar-condicionado, onde fica o fluido refrigerante. Ele recolhe o fluido refrigerante – em forma de gás de baixa pressão e temperatura, e comprime o vapor de modo que ele seja liberado em alta pressão e aquecido.
Condensadora
Responsável por fazer a troca de calor entre os ambientes. Ela recebe fluido aquecido do compressor, condensa-o e rejeita o calor para o meio externo em estado líquido.
Dispositivo de Expansão
Fica entre a saída do condensador e a entrada do evaporador. É lá que são alcançadas as temperaturas baixas para ocorrer o sistema de refrigeração e ar-condicionado.
Ele transforma o fluido refrigerante do estado líquido e em alta pressão e temperatura para baixa pressão e baixa temperatura. Esse fluido entra na evaporadora, que distribui o ar frio.
Evaporadora
Nos modelos Split, é a parte que fica dentro dos ambientes e é a responsável por resfriar o ar, realizando a troca de calor entre o fluido do sistema e o ar quente do ambiente.
Ar-condicionado: outros componentes fundamentais
Além dos componentes básicos, existem também outras peças e partes que ajudam todo o sistema de refrigeração funcionar. Conheça alguns deles agora:
Filtro de Ar: responsável por segurar poeira, ácaros, bactérias e outros microrganismos para que eles não entrem no motor do aparelho e sejam distribuídos no ar. Precisa ser limpo de tempos em tempos;
Calço para condensadora: presente na condensadora do ar-condicionado split, cassete ou piso teto. Ajuda a amortecer trepidações do aparelho, evitando danos e ruídos;
Placa Eletrônica: Faz a comunicação entre as funções selecionadas no controle remoto ou no app do aparelho;
Sensor de temperatura: mede a temperatura do ambiente e verifica se a temperatura desejada está de acordo com o trabalho do equipamento;
Motor ventilador e hélice: criam um fluxo de ar dentro do sistema de refrigeração;
Serpentina: Conduz o fluido refrigerante pelo seu ciclo dentro do aparelho;
Bomba de dreno: responsável por eliminar a água produzida pelo sistema de refrigeração;
Mangueira: usada junto com o dreno, para escoar a água;
Gabinete: caixa que abriga todas as peças do ar-condicionado. Feita em material resistente, suporta variações de temperatura e ruídos.
Cuidados extras
Ao conhecer o seu aparelho, você passa a entender o seu funcionamento, saber que barulhos e trepidações não são normais e que alguns componentes têm que ser limpos constantemente para funcionar bem e preservar sua saúde, como é o caso do filtro.
Se seu aparelho está funcionado diferente do descrito aqui, ou se mesmo com todos os cuidados, algo não vai bem, talvez seja a hora de chamar um técnico especializado para dar uma olhada no equipamento.
Comments