AR CONDICIONADO QUENTE E FRIO – QUAIS SÃO AS VANTAGENS?
O tradicional ar-condicionado que refrigera o ar e deixa a temperatura fresca e geladinha nos dias quentes de verão já é conhecido por todos, certo? Mas, o aparelho que esquenta os ambientes nos dias frios? Esse ainda gera algumas dúvidas em muitas pessoas.
Como funciona o ar-condicionado?
O ar-condicionado funciona produzindo calor ou ar frio por meio do ciclo de refrigeração por compressão de vapor.
Tradicionalmente, um refrigerante químico transporta calor de fora do ambiente para dentro do aparelho e depois o libera.
Existem quatro componentes no sistema que trabalham juntos para que isso aconteça. Veja abaixo.
Compressor
O compressor espreme o refrigerante e o transforma em um gás quente de alta pressão, que é bombeado para um condensador.
Condensador
O condensador é um tubo longo que está localizado na unidade externa. O refrigerante se move através dele, então, o calor se dissipa no ambiente com a ajuda de um ventilador.
Ele volta a ser um líquido à medida que esfria e passa para a válvula de expansão.
Válvula de expansão
A válvula de expansão reduz a pressão do refrigerante e o retorna ao estado líquido completo antes de bombeá-lo para o evaporador.
Evaporador
Assim como o condensador, o evaporador é um tubo de bobina longa. Há menos pressão nessa bobina. Assim, o refrigerante se transforma em gás e evapora.
Ele puxa o calor do ar para usar como energia, o que alimenta a transformação de líquido em gás. O gás absorve o calor e um ventilador sopra o ar frio que produz ao redor da sala.
Uma vez que esse ciclo esteja completo, o gás de baixa pressão retorna ao compressor para que o ciclo possa recomeçar.
Se for um sistema combinado de ar-condicionado frio e quente, esse processo pode ser simplesmente revertido. Basta uma válvula de reversão, que reverte o fluxo de energia térmica. O condensador quente torna-se o evaporador frio e remove o ar frio, bombeando o ar quente para a sala.
Quantos graus o ar-condicionado quente atinge?
O ar-condicionado quente atinge, no máximo, 32° graus. Porém, há recomendações para não o deixar no máximo por muitas horas seguidas, não por perda do produto, mas pelo desconforto do ambiente com o ar mais quente.
Quais os benefícios de um aparelho que combina as duas funções?
Há muitos benefícios na instalação de um ar-condicionado quente e frio que combine aquecimento e resfriamento. Claro, o principal benefício é que você pode aquecer e resfriar o local, com o mesmo produto, mas podemos destacar, além do controle climático, a eficiência do item e o custo-benefício do investimento.
Está a procura de um aparelho quente e frio novo? Então acesse aqui e confira >> www.airserviceshop.com.br
Comments