Podemos unir ar-condicionado a sustentabilidade?
Com o aumento dos contrastes das temperaturas ao redor de todo o globo, o uso de condicionadores de ar se tornou e vem se tornando cada vez mais popular. De acordo com pesquisadores da universidade de Michigan, só nos EUA 87% das casas possuem aparelhos de ar condicionado. Na china este número é ainda maior. Mas quão perigoso os climatizadores podem ser para o meio ambiente?
Contudo, para funcionar, muitos equipamentos ainda possuem em sua composição gases como o HCFC que contribui para a destruição da camada de ozônio e aquecimento global.
Mas fique calmo, não são todos os aparelhos que possuem gases que agridem o meio ambiente. Até mesmo porque devido ao protocolo de Montreal, todos os países se comprometeram a diminuir a emissão destes gases na atmosfera. Devido a isso, boa parte dos fabricantes de ar-condicionado pensaram em mudanças ecofriendlys.
Você pode ser sustentável e usar ar-condicionado na sua casa. Para isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes que vão desde a compra do aparelho até mesmo o modo de usar o climatizador na rotina.
Existem atitudes que podem ser incorporadas na sua rotina. Elas irão ajudar o meio ambiente e também potencializar a sua experiência com aparelhos de ares-condicionados.
Confira abaixo o que você pode aprender a fazer:
1 – Reaproveitar água do ar-condicionado
Esta é uma boa dica para aquelas pessoas que acabam nem notando que o ar-condicionado elimina água em seu processo de resfriamento. Direcione o cano do ar-condicionado que fica no ambiente externo para um balde ou recipiente maior e faça uso desta água em tarefas domésticas. Certamente, a água sai limpa e pode ser usada para lavar roupa, limpar o chão ou até mesmo regar as plantas.
2 – Renovar o modelo do aparelho
Se o seu modelo de ar-condicionado for muito antigo, a probabilidade dele conter o gás HCFC é muito grande. Ademais, pense em atualizar para aparelhos que possuem gases ecológicos. Além disso, descarte o modelo antigo em locais adequados. Algumas empresas podem se responsabilizar por buscar os modelos antigos na sua casa. Confira se o fabricante do seu aparelho antigo não faz parte desta lista.
3 – Entender a potência que seu aparelho precisa
O ar-condicionado gasta energia elétrica para estar ligado. Parece óbvio, mas a energia está ligada a um sistema hidrelétricas, que utilizam o meio ambiente como matéria prima. Se você não estiver já ligado a um modelo mais sustentável, com energia fotovoltaica, vale a pena estudar a potência que seu aparelho precisa para resfriar sua casa. Assim, você compra um aparelho ideal, que não vai fazer mais força que o necessário para atingir seu objetivo.
4 – Ajudar no resfriamento do espaço
Você pode ajudar o seu ar-condicionado a não precisar fazer muita força ou usar sua potência máxima para resfriar o ambiente. Para isso, cuide para os espaços não receberem o calor do ambiente externo e se possível, procure manter o aparelho longe de janelas e locais com grande incidência de luz solar.
5 – Faça um uso consciente
Você não precisa ficar com o ar-condicionado ligado o dia todo, certo? Se você não sabe como ajudar o meio ambiente, comece por este pequeno hábito. Ligue o aparelho somente quando você estiver no espaço ou mantenha-o ligado até a sala resfriar no ponto certo. Depois desligue e curta o ambiente fresquinho e confortável.
Como ajudar o meio ambiente? 10 dicas para você!
Para recapitular e também para reforçar seus novos modos sustentáveis, juntamos 10 dicas de como ajudar o meio ambiente e fazer uso de aparelhos de ar-condicionado abaixo.
Compre aparelhos com selo A de economia de energia;
Opte por modelos com gases ecológicos que não agridem a natureza;
Aparelhos com a função timer são ótimos para regular o uso;
Mantenha os aparelhos entre 23ºC e 26ºC no verão e 21ºC e 24ºC no inverno;
Cuide para não deixar portas abertas no espaço resfriado;
Faça manutenção do seu aparelho regularmente;
Escolha modelos mais tecnológicos e de uso inteligente;
Use para ter conforto e não excessos;
Mantenha o filtro sempre limpo;
Escolha modelos com o selo procel, de sustentabilidade.