Ar-Condicionado embutido: quando optar pelo modelo?
Cada modelo de ar-condicionado possui características próprias e por isso seu uso é indicado em casos diferentes. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar o condicionador de ar embutido não é um diferencial de ambientes comerciais ou empresariais, pois esse sistema pode ser instalado também em residências! Saiba qual é o ar-condicionado embutido ideal para a sua casa neste artigo.
Os aparelhos embutidos são aqueles que podem ser escondidos no teto dos ambientes ou até mesmo dentro das paredes. Claro, desde que estas sejam largas a ponto de poder armazenar a evaporadora.
São modelos que não ocupam espaço. Ou seja, tampouco interferem na decoração dos ambientes. Além disso, são produtos com características mais potentes.
Atualmente, os modelos embutidos mais conhecidos são o do tipo cassete e o do tipo duto. Ambos muito potentes e ideais para ter total controle da climatização em toda a residência (ou em cômodos específicos, se quiser). Siga lendo para conhecer os benefícios de cada um destes modelos e também opções de produtos que podem ser os novos queridinhos da sua família.
Benefícios do ar-condicionado tipo cassete para sua casa:
Grande, porém, discreto, ele é muito utilizado em empresas, principalmente com salas espaçosas e uma quantidade considerável de pessoas no local. O cassete é um aparelho instalado no teto do ambiente, e por isso não necessita de muito espaço nas paredes. Sua instalação e utilização não tem influência sobre janelas, cortinas, quadros e decorações no geral, apenas é preciso atentar-se à instalação elétrica da iluminação do ambiente, mas por estar no teto sofre pouca influência de objetos.
Além disso, é um aparelho que já possui bomba de dreno no seu interior, facilitando o processo de drenagem da água que muitas vezes pode ser incômodo em apartamentos devido ao pinga-pinga externo dos aparelhos de ar condicionado. Logo, com este modelo, você não precisa mais se preocupar com este problema.
Frequentemente, o ar-condicionado do tipo cassete também consegue oferecer para seus usuários uma ventilação muito mais uniforme, por estar alojado no teto, principalmente se estiver no centro, pois direcionando o ar climatizado para baixo, sua distribuição é mais dispersa e consequentemente mais eficaz.
Cômodos amplos e salas espaçosas são alguns dos locais onde a utilização do ar condicionado cassete vale a pena. Grandes espaços pedem uma climatização potente, e por isso é necessário um equipamento robusto e que dê conta do recado. O aparelho de ar condicionado deve ser “forte” o suficiente para cobrir toda a extensão do local, e nesse caso o modelo cassete pode ser o ideal.
Pontos positivos do ar-condicionado duto
São os aparelhos que mais se assemelham aos modelos europeus e americanos, onde todo o aquecimento e resfriamento das residências são feitos através de um sistema especial. Logo, o ar-condicionado de duto é o mais aconselhado para ser instalado entre paredes, ficando com um espaço aberto para fazer a ventilação da sua casa, sem interferir no visual dos cômodos.
Eles são modernos, silenciosos e ficam ótimos quando embutidos em sancas de gesso e armários. Ficam ótimos em salas e ambientes mais sociais.
O produto do tipo duto permite constante fluxo e distribuição do ar nos ambientes da casa. Além do mais, também é possível manter temperaturas diferentes em cada um dos cômodos da casa, uma novidade que o avanço tecnológico trouxe e que pode ser extremamente útil para uma família.